Sonoma Diet

Já que estou nos EUA achei que seria uma boa tentar essas dietas, estudos ou seja lá o que for que é adequado ao estilo de vida deles e que a gente sempre lê nas revistas, acha super difícil de fazer já que não tem as coisas nos supermercados no Brasil e o que tem é muito caro, além de ser bem difícil para os brasileiros passar a hora do almoço sem o arroz com feijão, bom pelo menos prá mim é bem complicado.

Já que aqui é difícil comer arroz com feijão e, principalmente ninguém no trabalho tem hora do almoço achei que seria uma boa tentar uma alimentação saudável baseado no que eles tem aqui.

Eu já tinha lido a respeito da Dieta do Mediterrâneo, acho que todos vocês já devem conhecer pelo menos um pouquinho. Fala da necessidade de comer sempre cereais, de se alimentar bem baseado na alimentação no Mediterrâneo, muitos grãos, nozes, amendoim, azeite e até mesmo uma taça de vinho a cada três dias. Baseada na Dieta do Mediterrâneo foi criada a Dieta de Sonoma. Tem esse nome porque foi ‘inspirada’ no estilo de vida de um lugar na California com o mesmo nome, conhecido pelo estilo de vida saudável dos seus moradores.

Bom a dieta é dividida em três fases, também chamadas de ondas. Na primeira onda, a mais difícil, deve-se limpar o organismo. Privar o corpo durante 10 dias de carboidratos e açúcares. O objetivo dessa fase é desintoxicar o organismo e preparar o corpo para a próxima fase, fazendo com que a absorção de carboidrato se dê de forma mais controlada e que o corpo só consuma o que ele realmente precise, eliminando os excessos.

Não é simplesmente cortar os carboidratos. É fazer uma troca gradual para que o corpo obtenha os nutrientes que precisa provenientes de meios mais saudáveis de alimentação, no caso grãos, proteínas e cereais em geral, desde que sejam integrais. É permitido nessa fase, que se coma todos os tipos de grãos, deve-se priorizar peixe e até mesmo carne de porco é permitida. Além de uma grande quantidade de legumes e verduras.

É simples, visto que as refeições precisam ser feitas em pratos de 23 cm e bowls para café da manhã  e lanche. Dentre os alimentos permitidos deve-se dividir no café da manhã em 75% de proteína e 25% de grãos, no almoço- ou lanche- e no jantar deve-se consumir, em um prato de 23 cm, 40% de proteína e 60% de vegetais. No jantar pode-se fazer a divisão em 30% proteína, 30% grãos e 60% vegetais.

Depois de 10 dias espera-se que o organismo já esteja pronto para receber carboidratos e absorvê-los de forma mais benéfica. Sendo assim, passa-se a consumir frutas e carboidratos em menor quantidade. Podendo-se consumir também uma taça de vinho a um pedaço de chocolate amargo a cada três dias, com o objetivo de melhorar a absorção dos nutrientes. A segunda fase deve ser mantida até que se atinja o peso desejado, não tendo uma duração específica.

É recomendado que se faça exercícios físicos, porém de acordo com o ritmo individual. Na terceira e última fase, a absorção dos nutrientes já deve estar sendo feita de forma correta pelo organismo, dividindo-se assim as necessidades de cada um e potencializando a perda de gordura e gasto calórico. A pessoa já deve estar acostumada com o que come e já deve ter aprendido a olhar a alimentação de forma prazeirosa, prestando atenção no que está sendo ingerido e o próprio organismo automaticamente se encarregará de eliminar os excessos.

Esse texto eu escrevi baseado em informações que encontrei na Internet sobre a dieta e é possível que tenha alguma falha na tradução. Mas é basicamente isso, e eu achei uma ótima idéia essa dieta que não é dieta. Antes de mais nada os sites que busquei informações para o texto: The Sonoma Diet e 3 Fat Chiks on a Diet Wheight Loss.

Como aqui essas coisas são bem mais baratas e eu já tava com um pouco de preguiça de ficar adaptando uma ou outra dieta, achei que seria legal seguir essa Dieta de Sonoma, gostei muito do que eles propõem e acho bem possível de se fazer. Muito possível mesmo. A granola daqui é uma delícia e agora parei de me preocupar se é mais ou menos calórica que a do Brasil e vou seguir o que diz a dieta de Sonoma.

Comecei hoje. Estou no primeiro dia da primeira fase, pensei que fosse ser pior, mas realmente a falta de ter um horário de almoço e de ter coisas prá almoçar me fizeram me sentir bem melhor em relação a escolher uma alimentação saudável. Porque querendo ou não é muito estranho nunca ter horário de almoço e comer arroz com frango e salada direto do potinho em horários que podem ser tanto às 11h da manhã qt às 5h da tarde. Almoço prá mim é mais cultural, o corpo sente falta mesmo… e outra ninguém aqui na minha casa repara o que eu como ou o que eu deixei de comer, até porque moro com uma alemã e uma tailandesa, que como as coisas mais estranhas que já vi na vida.

Mas estranhesas à parte, hoje eu resolvi imitar um pouquinho o que ela faz. Ela sempre coloca um monte de vegetais na frigideira e mistura com um milhão de temperos e umas coisas estranhas tipo um macarrão. É tipo um yakissoba mas não é bem um yakissoba, jamais saberei explicar. Mas pois bem, eu misturei todos os meus vegetais com um pouquinho de molho de tomate e o frango e ficou maravilhoso!!! Eu adorei com todas as minhas forças!!! Só não fui fazer esteira hoje pq fiquei muito tempo no Skype e acabei perdendo a hora. Mas enfim, prá primeiro dia acho que me saí bem.

Comi granola com leite fat free (acho que não é igual o leite desnatado do Brasil, o gosto pelo menos é bem pior e ele é meio cinza por isso que eu estou estou escrevendo fat free), levei uns grãos pro trabalho e comi essa mistura que eu falei acima no jantar.

Tô bem!!! Gostei muito da proposta da dieta. Muito mesmo, vou seguindo e falando aqui as minhas impressões. E sem contar que não é uma dieta, na verdade nem sei se o nome pode ser traduzido em dieta mesmo, pq é uma reeducação alimentar total. Uma desintoxicação e depois uma reeducação, um estilo de vida.  Vou procurar o livro prá comprar e ler com muita calma, pq é tudo em english pq realmente gostei da idéia. E sem contar que é uma super motivação prá mim aqui não é verdade?!

Não sei qt eu tô pesando, vou procurar uma balança prá comprar e depois vou colocando aqui as minhas pesagens. Tirei foto de biquini na web cam, mas ficou horrorosa e eu estou com vergonha de postar. Mas ja já eu compro a câmera por aqui e as coisas melhoram.

Image24

Deixe um comentário

